CURSO -TIC-100H

Postado - 15-06-2012

CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: Ensinando e Aprendendo com as TIC

Objetivos do curso

Na perspectiva dos objetivos gerais e específicos do Proinfo Integrado, o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) visa a oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares possam:

- Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;

- Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;

- Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.

Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h).


     O Curso Tecnologia na Educação é um curso a Distância Semi-presencial. Presenciais - para potencializar as contribuições de comunicação direta, onde todos ensinam e aprendem; Distância- implica planejamento cuidadoso do aluno, distribuição de tempo, autonomia e disciplina de estudo, assim como habilidade de usar formas de interação mediada por recursos tecnológicos diversos, para comunicar-se a distância como o professor e os colegas.
     Principais ações do Proinfo Integrado Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h): Curso que focaliza a utilização pedagógica das TIC em situações de ensino e aprendizagem na sala de aula/escola.
     Objetivos do Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas; Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem; Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.
     Os participantes do Curso de Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) são professores e gestores escolares (diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos) dos sistemas públicos de ensino que tiveram suas escolas contempladas com laboratórios de Informática com Linux Educacional.
     A concepção do curso TIC vale-se da noção de rede em dois níveis:
- no nível organizacional/operativo, os cursistas são distribuídos em turmas de 20 professores/alunos sob a coordenação de uma formadora, integrando uma rede que articula gestores e equipes escolares;
- no nível pedagógico/formativo, o currículo estimula o pensamento, a reflexão e a produção coletivos, em rede, em espaços de colaboração e de participação presenciais e virtuais planejados especialmente para esse fim.
     A concepção de formação do ProInfo Integrado tem como base as noções de subjetividade, isto é o protagonismo do aluno e professor na ação pedagógica, gerando um conjunto de saberes utilizados pelos profissionais da Educação. Assim, o Curso “Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC”, articulada entre a prática pedagógica com o uso de tecnologias, a realidade da escola, dos cursistas e formadores para completar o ciclo da ação- reflexão- ação aperfeiçoada, que integra a experiência do cursista simultaneamente com a prática.
     Para Tardif, é necessário que, nos tempos atuais, a formação profissional se baseie em uma nova epistemologia: a “epistemologia da prática”, que ele define como “o estudo do conjunto de saberes utilizados realmente pelos profissionais [professores, no caso], em seu espaço de trabalho cotidiano, para o desempenho de todas as suas tarefas (Tardif, 1991). Assim, a formação do professor, de acordo com a “epistemologia da prática, contribuiria para dar novo significado também à escola e à profissão docente (Nóvoa, 1991).
     Nesse contexto, torna-se necessário admitir que a formação inicial, por mais indispensável que seja e por melhor qualidade que tenha, é intrinsecamente inacabada e que os primeiros anos de exercício profissional envolvem importantes novas aprendizagens, que vão além da simples aplicação do que foi estudado na Universidade. Vê-se, pois, que as concepções de atualização e reciclagem não se confundem com a de formação continuada: embora esta possa valer-se também daquelas, tem uma dimensão relacionada à complementação da formação inicial e à reelaboração teórico-crítica da prática cotidiana, ao longo de toda a carreira profissional.
     O profissional formado no curso Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) deverá ser capaz de perceber o papel das tecnologias de informação e comunicação nos setores da cultura contemporânea e de situar sua importância para a educação. Como condição necessária para isso, ele deve conhecer diferentes mídias com as quais pode trabalhar com o uso da tecnologia digital, identificar novas linguagens trazidas por essas mídias e compreender o respectivo potencial para o ensino e a aprendizagem, situando-as no contexto da escola em que atua.
     Deve ser capaz de planejar situações de ensino focadas na aprendizagem dos alunos, usando diferentes tecnologias que os levem à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperadas em cada série ou ciclo. Finalmente, mas não menos importante, o profissional formado no curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC deve perceber-se como sujeito ético e comprometido com a qualidade da escola e com a educação dos cidadãos brasileiros.
     As vantagens da adoção do currículo em rede e do uso da Ead com encontros presenciais é uma estratégia apropriada para esse curso, considerando que ele se dirige a um público profissional que está atuando, fazendo com que o curso realizado tenha significado para sua vida e para sua formação profissional, pois o cursista precisa dar-se conta de que o aprender é um aperfeiçoamento constante.
     O curso a distância exime o cursista de sua presença física constante na sala de aula; Ao cursista é dada grande flexibilidade permitindo a escolher com, quanto e quando estudar; Simbiose de conteúdo e tecnologia: integração tecnologia/currículo; O cursista pode contar com diversos canais de comunicação, como o Fórum, biblioteca, e-mail, chat, tira dúvidas. Fazer um curso a distância é uma experiência nova e desafiadora que não significa abandono do cursista. A “presencialidade” se garantirá por meio de muitos encontros, virtuais ou presenciais, planejados de modo a garantir o sucesso do cursista.

Referências Bibliográficas:
Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC: Guia do formador / Maria Umbelina Caiafa Salgado... [et alt.]. -2.ed. – Brasília: Secretaria de Educação a Distancia, 2010,120p.:il. Grats. Tabs.
TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação, n. 4, 1991.

UNIDADES

* UNIDADE I
* UNIDADE II
* UNIDADE III
* UNIDADE IV

 Apresentação do primeiro momento presencial.


TUTORIAIS