terça-feira, 14 de dezembro de 2010

ENCERRAMENTO DO CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

Evidência do curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC

AÇÕES 2010 / MELHORES MOMENTOS DO CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

CURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS

III ENCONTRO PRESENCIAL - EIXO III - TECNOLOGIA - Acontecerá nos dias 09 e 10/12/2010 - NTE - Arraias

CURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Eixo III - Tecnologia - Atividade 3.3 - Oficina: Mapa Conceitual- (CmapTools)

CURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS

II ENCONTRO PRESENCIAL- EIXO II - CURRÍCULO.

CURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS

I ENCONTRO PRESENCIAL- EIXO I - PROJETOS.

Pôster do TCC- Mídias na Educação - Palmas 26 e 27/11/2010

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

Professora Multiplicadora: Ana Maria Di Santos
Com o Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC, como professora multiplicadora pôde aprender que o desafio atual é saber "como usar", "o que usar" e o "por que usar" determinados recursos tecnológicos, pois estes fazem parte do dia-a-dia em nossas práticas pedagógicas, refletem e reinventam modos de pensar e de agir, interferem em decisões e ações, no espaço educativo, trazendo para nós educadores a possibilidade de enriquecimento. Contudo trazem também dúvidas e incertezas quanto ao uso dos recursos pedagógicos aliados ao processo da construção do conhecimento.
Através do Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC percebi que o computador está trazendo uma nova forma de aprender e um novo interesse pela escola. Como aliado no processo educativo, ele pode se tornar um catalisador de mudanças. Por meio dele, cria-se a possibilidade da criança aprender “brincando”, construindo o seu próprio conhecimento, sem ser punida por seus erros. Além disso, o computador transforma o ensino tradicional em aprendizado contínuo, facilita o diálogo e a troca entre professor-aluno, professor-professor e aluno-aluno, a valorização das potencialidades e das habilidades de cada um. Cabe ao professor e aluno explorarem ao máximo todos os recursos que a tecnologia nos apresenta, de forma a colaborar mais e mais com a aquisição de conhecimento.
No decorrer do curso algumas dificuldades aconteceram como a carga horária extensa dos professores cursistas, a falta de laboratórios nas escolas, momentos presenciais e oficinas nos contra turnos e outros; mas a vontade de vencer é maior que os obstáculos encontrados, uma vez que nos deparamos com um novo tempo onde o cidadão precisa ser criativo, participativo, atuante, preparado para enfrentar as mudanças que ocorrem na sociedade.
O curso proporcionou grandes mudanças tanto na minha prática como nas dos meus cursistas professores, que através da utilização do computador na sala de aula é possível ao professor e à escola dinamizarem o processo de ensino-aprendizagem com aulas mais criativas, mais motivadoras e que despertem nos alunos a curiosidade e o desejo de aprender, conhecer e fazer descobertas. O computador quando utilizado de forma adequada e planejada pode ser um excelente recurso pedagógico a ser utilizado por professores e alunos.
Assim os professores cursistas souberem aproveitar o potencial pedagógico do computador, o Portal do Professor, o blog, o movie maker, o slideshare e diversas atividades e pesquisas desenvolvidos no decorrer do curso, propiciando uma aprendizagem significativa na construção do conhecimento. Contudo, o papel dos recursos tecnológicos existentes em nossas escolas é potencializar, evidenciar as qualidades de um plano pedagógico coerente com os novos desafios, cabendo aos professores e alunos explorarem ao máximo todos os recursos que a tecnologia nos apresenta, de forma a colaborar mais e mais com a aquisição de conhecimento.
Minha sugestão é estender as outras escolas jurisdicionadas a esta Diretoria de Ensino, pois essa etapa aconteceu apenas com técnicos e professores da sede.

Ana Maria Di Santos.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

SER PROFESSOR

Dia 15 de outubro é o dia do professor!

PARABÉNS PELO O NOSSO DIA!

É um dia importante no qual manifestamos nossos desejos de felicidade e de reconhecimento para nossos amigos que escolheram a Educação como instrumento de participação na construção do mundo. Ora construindo bem, ora nem tanto. Afinal, nem tudo depende de nós, certo? Por isso nos juntamos a outros com quem podemos partilhar nossas crenças e vontades. Nem sempre encontramos e, quando encontramos, não é completo. Não esperemos nada completo, pois é incompleto para que nós o completemos. Daí nossa importância. É preciso agradecer, mas antes de agradecer é preciso perceber o quanto temos para agradecer.
PARABÉNS PELO O NOSSO DIA!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

HISTÓRIA DO LINUX

domingo, 15 de agosto de 2010

quinta-feira, 10 de junho de 2010

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.


Olá pessoal!


Estamos vivenciando uma experiência fascinante com as tecnologias. Convidamos você a repensar algumas características do momento em que vivemos, conscientizar do papel da tecnologia em nosso dia-a-dia, compreender e evidenciar a construção do conhecimento na sociedade da informação, descobrir como interagir nesse processo e como inseri-lo em sua ação de educador.
Participe do Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h).





Seja mais um na busca pelo que há de melhor no mundo fascinante das Tecnologias.







TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

terça-feira, 8 de junho de 2010

CAETANO VELOSO - Cantando "Mimar Você"

VÍDEO "VER CEM VEZES"

quinta-feira, 27 de maio de 2010

De onde vem o dia e a noite?

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Resgatando a questão da gestão da sala de aula

Na sociedade do conhecimento e da tecnologia torna-se necessário repensar o papel da escola, mais especificamente as questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem. O ensino organizado de forma fragmentada, que privilegia a memorização de definições e fatos bem como as soluções padronizadas, não atende às exigências deste novo paradigma. O momento requer uma nova forma de pensar e agir para lidar com a rapidez e a abrangência de informações com o dinamismo do conhecimento. Evidencia-se uma nova organização de tempo e espaço e uma grande diversidade de situações que exigem um posicionamento crítico e reflexivo do indivíduo para fazer suas escolhas e definir suas prioridades. Além disso, há o elemento inusitado com o qual nos deparamos nas várias situações do cotidiano, demandando o desenvolvimento de estratégias criativas e de novas aprendizagens.
As novas relações com o saber que as TIC propiciam, principalmente com o acesso à Internet, potencializam a articulação da escola com outros espaços produtores do conhecimento e provocam mudanças substanciais em seu interior, apontando para a criação de um espaço complexo, aberto e flexível, no qual o ensino, a aprendizagem e a gestão participativa se desenvolvem em um processo colaborativo com trocas recíprocas, respeito mútuo e liberdade responsável.
Portanto, é fundamental propiciar ao educador uma formação continuada em serviço, de forma que ele possa identificar e analisar problemáticas envolvidas em sua atuação, bem como encontrar alternativas para superá-las tendo como base os novos paradigmas e metodologias que lhe permitam transformar o seu fazer profissional.
Texto: Maria Elizabeth B. de Almeida e Maria Elisabette B. B. Prado

sexta-feira, 30 de abril de 2010

2º Encontro Presencial - Curso: Ensinando e Aprendendo com as TIC.


O 2º Encontro presencial do curso: Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, realizado nos dias 13, 14 e 15 de abril, foi muito bom. É gratificante quando percebemos que os cursistas estão envolvidos na construção deste processo formativo, aprendendo sobre as tecnologias e refletindo sobre as possibilidades de mudanças que as mesmas podem provocar no processo de ensino aprendizagem, como também na vida pessoal. Trabalhar com o novo de fato, não é nada fácil. Mas a descoberta do novo, do que pode ser proporcionado é que faz a diferença. Daí a necessidade de compreender as tecnologias e aprender a lidar com a diversidade, com as novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimento, planejando situações de ensino que estejam focadas na aprendizagem dos alunos.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

REVISTA TV ESCOLA


TV ESCOLA.


O canal da Educação.

Vamos acessar o link e assistir as maravilhas que tem nesta revista

quarta-feira, 21 de abril de 2010

FRONTEIRAS DIGITAIS

No que diz respeito ao uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem posso registrar que a realidade do mundo atual requer um novo perfil de profissional e cidadão que coloca para a escola novos desafios a de formar os alunos para a cidadania e que sejam aprendizes constantes na busca e seleção de informações e saibam aprender a aprender ao longo da vida. E essa exigência de ensinar e aprender constitui um grande desafio para nós educadores, pois precisamos não só ter acesso as informações, mas buscá-las em diferentes fontes e transformar essas informações em conhecimentos para resolver os desafios que encontraremos em nosso caminhar.
É preciso que aprendamos a buscar mais, praticar o ato de querer ser sempre um educador aprendiz. Ana Maria.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças

A mediação pedagógica demanda do professor ações reflexivas e investigativas sobre seu papel, criando condições que favoreçam o processo de construção do conhecimento dos alunos, ou seja, entender seu caminho, seu universo cognitivo e afetivo, bem como sua cultura, história e contexto de vida. É fundamental que o professor tenha certeza da sua intencionalidade pedagógica para saber intervir no processo de aprendizagem do aluno um modo de aprender baseado na integração entre conteúdos das várias áreas do conhecimento, bem como entre diversas mídias disponíveis no contexto da escola. Como coloca Pedro Demo: “Para mim, essa grande mudança começa com o professor. Temos que cuidar do professor, porque todas essas mudanças só entram bem na escola se entrarem pelo professor – ele é a figura fundamental. Não há como substituir o professor. Ele é a tecnologias das tecnologias, e deve se portar como tal.”.
Nesta perspectiva da integração entre as diferentes mídias e conteúdos, envolve a inter-relação de conceitos e de princípios, os quais sem a devida compreensão podem fragilizar qualquer iniciativa de melhoria de qualidade na aprendizagem dos alunos e de mudança da prática do professor. Com o acelerado avanço tecnológico, a educação, enquanto responsável pela preparação do indivíduo para a sociedade, enfrenta o desafio colocado pelas constantes e rápidas mudanças que vêm ocorrendo nas mais diferentes áreas. Neste sentido, o professor é desafiado a se reformar, se reinventar. É ai que destado a frase dita por Pedro Demo “É melhor dar menos aulas e cuidar que o aluno pesquise, elabore, escreva – aprenda.”.
Ana Maria

AS QUATRO GERAÇÕES.




Tudo começou em uma pequena cidade chamada Baianópolis - BA há 70 km de Barreiras. Hoje minha avó com 83 anos, uma guerreira que criou seus noves filhos na fazenda, onde vivi até hoje. Minha mãe a filha mais velha, mulher forte e humilde. Eu que estou lutando para vencer e minha linda filha que é uma estudante.