segunda-feira, 19 de abril de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças

A mediação pedagógica demanda do professor ações reflexivas e investigativas sobre seu papel, criando condições que favoreçam o processo de construção do conhecimento dos alunos, ou seja, entender seu caminho, seu universo cognitivo e afetivo, bem como sua cultura, história e contexto de vida. É fundamental que o professor tenha certeza da sua intencionalidade pedagógica para saber intervir no processo de aprendizagem do aluno um modo de aprender baseado na integração entre conteúdos das várias áreas do conhecimento, bem como entre diversas mídias disponíveis no contexto da escola. Como coloca Pedro Demo: “Para mim, essa grande mudança começa com o professor. Temos que cuidar do professor, porque todas essas mudanças só entram bem na escola se entrarem pelo professor – ele é a figura fundamental. Não há como substituir o professor. Ele é a tecnologias das tecnologias, e deve se portar como tal.”.
Nesta perspectiva da integração entre as diferentes mídias e conteúdos, envolve a inter-relação de conceitos e de princípios, os quais sem a devida compreensão podem fragilizar qualquer iniciativa de melhoria de qualidade na aprendizagem dos alunos e de mudança da prática do professor. Com o acelerado avanço tecnológico, a educação, enquanto responsável pela preparação do indivíduo para a sociedade, enfrenta o desafio colocado pelas constantes e rápidas mudanças que vêm ocorrendo nas mais diferentes áreas. Neste sentido, o professor é desafiado a se reformar, se reinventar. É ai que destado a frase dita por Pedro Demo “É melhor dar menos aulas e cuidar que o aluno pesquise, elabore, escreva – aprenda.”.
Ana Maria

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