sexta-feira, 30 de abril de 2010

2º Encontro Presencial - Curso: Ensinando e Aprendendo com as TIC.


O 2º Encontro presencial do curso: Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, realizado nos dias 13, 14 e 15 de abril, foi muito bom. É gratificante quando percebemos que os cursistas estão envolvidos na construção deste processo formativo, aprendendo sobre as tecnologias e refletindo sobre as possibilidades de mudanças que as mesmas podem provocar no processo de ensino aprendizagem, como também na vida pessoal. Trabalhar com o novo de fato, não é nada fácil. Mas a descoberta do novo, do que pode ser proporcionado é que faz a diferença. Daí a necessidade de compreender as tecnologias e aprender a lidar com a diversidade, com as novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimento, planejando situações de ensino que estejam focadas na aprendizagem dos alunos.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

REVISTA TV ESCOLA


TV ESCOLA.


O canal da Educação.

Vamos acessar o link e assistir as maravilhas que tem nesta revista

quarta-feira, 21 de abril de 2010

FRONTEIRAS DIGITAIS

No que diz respeito ao uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem posso registrar que a realidade do mundo atual requer um novo perfil de profissional e cidadão que coloca para a escola novos desafios a de formar os alunos para a cidadania e que sejam aprendizes constantes na busca e seleção de informações e saibam aprender a aprender ao longo da vida. E essa exigência de ensinar e aprender constitui um grande desafio para nós educadores, pois precisamos não só ter acesso as informações, mas buscá-las em diferentes fontes e transformar essas informações em conhecimentos para resolver os desafios que encontraremos em nosso caminhar.
É preciso que aprendamos a buscar mais, praticar o ato de querer ser sempre um educador aprendiz. Ana Maria.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças

A mediação pedagógica demanda do professor ações reflexivas e investigativas sobre seu papel, criando condições que favoreçam o processo de construção do conhecimento dos alunos, ou seja, entender seu caminho, seu universo cognitivo e afetivo, bem como sua cultura, história e contexto de vida. É fundamental que o professor tenha certeza da sua intencionalidade pedagógica para saber intervir no processo de aprendizagem do aluno um modo de aprender baseado na integração entre conteúdos das várias áreas do conhecimento, bem como entre diversas mídias disponíveis no contexto da escola. Como coloca Pedro Demo: “Para mim, essa grande mudança começa com o professor. Temos que cuidar do professor, porque todas essas mudanças só entram bem na escola se entrarem pelo professor – ele é a figura fundamental. Não há como substituir o professor. Ele é a tecnologias das tecnologias, e deve se portar como tal.”.
Nesta perspectiva da integração entre as diferentes mídias e conteúdos, envolve a inter-relação de conceitos e de princípios, os quais sem a devida compreensão podem fragilizar qualquer iniciativa de melhoria de qualidade na aprendizagem dos alunos e de mudança da prática do professor. Com o acelerado avanço tecnológico, a educação, enquanto responsável pela preparação do indivíduo para a sociedade, enfrenta o desafio colocado pelas constantes e rápidas mudanças que vêm ocorrendo nas mais diferentes áreas. Neste sentido, o professor é desafiado a se reformar, se reinventar. É ai que destado a frase dita por Pedro Demo “É melhor dar menos aulas e cuidar que o aluno pesquise, elabore, escreva – aprenda.”.
Ana Maria

AS QUATRO GERAÇÕES.




Tudo começou em uma pequena cidade chamada Baianópolis - BA há 70 km de Barreiras. Hoje minha avó com 83 anos, uma guerreira que criou seus noves filhos na fazenda, onde vivi até hoje. Minha mãe a filha mais velha, mulher forte e humilde. Eu que estou lutando para vencer e minha linda filha que é uma estudante.